quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Fala, pessoas!

Aqui é o Kiba, dessa vez trazendo um pouco de história aqui pra vocês, porém o tema da matéria de hoje, é mais voltado ao mundo zumbi. Hoje, irei colocar algumas coisas sobre a histórias dessas "belas criações" que deixaram o mundo todo alucinado pelos filmes de terror, assim como Frankenstein, Jason, Freddy Krugger, entre outtros.

Aí ao final desta matéria, colocarei um pouco das minhas recomendações de filmes/animes/jogos voltados ao mundo zumbi, então espero que curtam e mãos à obra...


HISTÓRIA DOS ZUMBIS

Todo mundo já ouviu falar em vodu, palavra que se tornou sinônimo de magia negra e bruxaria da pesada praticamente no mundo todo. Trata-se, na verdade, de um culto religioso praticado nas ilhas caribenhas chamadas Antilhas, principalmente o Haiti, baseado em rituais de possessão e com origem africana - obviamente, parente do candomblé brasileiro e da santería cubana. Para os adeptos do vodu, o zumbi seria como um morto-vivo, fabricado por feiticeiros ressuscitando um cadáver, para transformá-lo em um trabalhador braçal sem vontade própria - mais que um escravo, um autômato de carne. As figuras de zumbis tornaram-se parte do imaginário popular ao inspirarem dezenas de filmes de terror, como o clássico White Zombie, de 1932. Porém, o assunto foi estudado a sério por pelo menos um cientista, o antropólogo e etnobotânico canadense Wade Davis. No início da década de 80, ele passou uma temporada no Haiti, descrita em dois livros:

A Serpente e o Arco-Íris (1986), adaptado para o cinema por Wes Craven (famoso pela série A Hora do Pesadelo), e Passage of Darkness (1988, inédito no Brasil). Davis investigava a hipótese de os zumbis serem pessoas colocadas em estado de transe e catalepsia por meio de um veneno. Sua conclusão foi de que os sacerdotes usavam um pó à base de uma neurotoxina (substância danosa ao sistema nervoso) encontrada em peixes como o baiacu. A narrativa teve impacto imediato na comunidade científica, mas logo foi rejeitada pela maioria - especialmente por um químico japonês especialista em tetrodotoxina, a tal substância. Outros testes foram realizados na amostra do pó comprado de um sacerdote vodu pelo estudioso canadense, mas não se chegou a nenhum resultado definitivo.

A palavra "zumbi" é igualmente cercada de mistério, mas sua origem pode estar nos termos nzambi ou nzumbi, que, em alguns idiomas do oeste africano, significam "divindade" ou "espírito ancestral" - possivelmente a mesma raiz do nome do nosso Zumbi, líder dos escravos rebeldes do célebre Quilombo de Palmares, no Brasil Colonial do século XVII.


A EVOLUÇÃO

"Absurdo. Zumbis não comem carne !" , Dr.Sangre (Henry Victor) diz para o assustado Jefferson Jackson (Mantan Moreland) em "King of the Zombies" (1941). OH, realmente doutor ? Talvez nos anos 30 e 40 eles fossem realmente vegetarianos.

Mas em 1968, quando George A. Romero libertou sua horda de zumbis em "Night of the Living Dead", o conceito DO QUE os mortos-vivos realmente se alimentam, mudou para sempre. Quero dizer, se alguém chega para você e diz, "Zumbis", visões de seres demoníacos mastigando carne humana logo chegam a sua cabeça.

 Muito mais do que os lentos escravos subordinados a um mestre vudu ou cientista louco que habitavam os filmes de horror da fase clássica. O fato é que os zumbis eram criaturas um pouco maçantes na forma que foram originalmente concebidas. Eles não tinham a personalidade do Monstro de Karloff, do Drácula de Lugosi, ou do Lobisomem de Chaney Jr. Os filmes clássicos do gênero na primeira fase (White Zombie, I Walked With a Zombie) funcionaram por causa dos elementos "humanos" dos roteiros." John Stell ( Monsters from the Vault Magazine # 6, 1998)

Antes dos zumbis de Romero, os mais perigosos (porque geralmente eram cadáveres vingativos) apareceram no início de 1950 nos quadrinhos da EC Comics, como "Tales from the Crypt", que George A. Romero assumiu como uma influência sua. No cinema, o grande destaque foram os mortos-vivos da Hammer em "The Plague of the Zombies" (1966); ainda escravos, mas realmente pútridos e ameaçadores...

 A reinvenção dos zumbis de Romero (Night of the Living Dead não fez referência aos mortos-vivos como "zumbis", descrevendo-os como "ghouls", que no folclore árabe são demônios.) é notável em termos de sua temática; ele usou os zumbis não apenas para seu próprio bem, mas como um veículo "para criticar os males sociais do mundo real como a inépcia do governo, a bioengenharia, a escravidão, a ganância e exploração, enquanto delicia nossas fantasias pós-apocalípticas". Liz Cole no site GreenCine /Zombies
            
 Night foi o primeiro dos seis filmes da série de mortos-vivos de Romero. Sua primeira  continuação,"Dawn of the Dead", foi lançado em 1978.

"La Noche del Terror Ciego" (1972) de Amando de Ossorio, é uma co-produção espanhola-Portuguesa, inspirada por Romero, mas mostrando zumbis gerados por uma maldição medieval. Esta é a primeira parte da tetralogia dos "Templarios cegos", que seguiu com "El Ataque de los Muertos sin Ojos" (1973), El Buque Maldito" (1974) e "La Noche de las Gaviotas" (1975).

Os zumbis estilo "Romero", provocaram uma invasão de mortos-vivos violentíssimos em um ciclo de filmes Gore italianos nos anos 80, começando por "Zombi 2" (1979) de Lucio Fulci e encerrando com o Trash e demencial "Oltre la Morte"/ "Zombie 4" , de 1989.

O  filme italiano "Virus - L'Inferno dei Morti Viventi" de 1981, mostra um gás mutagênico como fonte de contágio zumbi;  uma ideia também usada em "A Volta dos Mortos Vivos/ "Return of the Living Dead" (1985). O filme de Dan O'Bannon,  destacou zumbis que ansiavam especificamente por cérebros humanos, e o "grito de guerra" dos monstros "Brains!!!", firmou-se no imaginário popular.

"A série "Evil Dead", embora altamente influente não é tecnicamente sobre zumbis, mas filmes sobre possessão demoníaca, apesar da presença de mortos-vivos.  "Re-Animator" (1985), vagamente baseado na história de H.P. Lovecraft, destacou-se no gênero, alcançando a aclamação da crítica quase unânime, e se tornou um sucesso modesto, quase superando  "The Day of the Dead", de Romero nas bilheterias. 

Depois de meados dos anos 1980, o subgênero foi principalmente relegado para o subterrâneo. As entradas notáveis ​​incluem o ultra-sangrento filme do diretor Peter Jackson "Braindead" (1992) e Dellamorte Dellamore de Michele Soavi (1994) (uma visão quase poética e romântica do gênero).

Vários anos depois, os zumbis 
experimentaram um renascimento no cinema asiático de baixo orçamento, com uma onda repentina de versões diferentes (e sangrentas e bem humoradas), incluindo "Bio Zombie" (1998), "Wild Zero" (1999), "Junk" (1999), "Versus" (2000) e "Stacy" (2001)."

A virada do milênio coincidiu com uma década de sucessos de bilheteria em que o sub-gênero zumbi experimentou um ressurgimento: os filmes da série "Resident Evil" (2002, 2004, 2007, 2010, 2012); O remake do filme de Romero "Dawn of the Dead"(2004) ; os filmes britânicos "28 Days Later" e 28  "Weeks Later" (2002, 2007), e a comédia / homenagem "Shaun of the Dead" (2004).  O cinema espanhol produziu o assustador "REC" (2007), dentro da onda de filmes "found footage/P.O.V.". O novo interesse permitiu a Romero voltar a sua série de zumbis, com "Land of the Dead", (2005), "Diary of the Dead" (2008) e Survival of the Dead (2010).

 Os filmes criados nos anos 2000,  têm caracterizado zumbis que são mais ágeis, cruéis, inteligentes e fortes do que o zumbi tradicional. Alguns não são canibais ou desejam "cérebros", mas em vez disso se comportam como "vetores" na propagação da infecção para os não-infectados ( como em "World War Z"). Em muitos casos, esses zumbis de movimentos rápidos são retratados como seres humanos infectados com um patógeno mutagênico ou de alteração da mente (como em "28 Days Later" ," Zombieland"), resultado de uma epidemia ou agente biológico vivo."

Lentos e escravos; violentos e vingativos; turbinados; românticos, problemáticos, engraçados ( sem esquecer as duas raças de mortos vivos de "Zombio 2 : Chimarrão Zombies" de Petter Baiestorf, que são tudo isto ao mesmo tempo!)...Os Mortos Vivos estão cada vez mais presentes na cultura em geral...O Apocalipse Zumbi já começou...e é bem divertido !!!


E agora eu vou listar algumas series e jogos de Zumbi como recomendação do blog.


Series:
- The Walking Dead;
- Les Revenants;
- Bite Me;
- Nerd of the Dead;

Games:
- Resident Evil;
- Call Of Duty: World At War;
- The House Of The Dead;
- Dead Rising;
- Zombies Ate My Neighbors;
- Left 4 Ddead.

Animes:
- Hellsing;
- Zombie Loan;
- Highschool Of The Dead (HOTD);
- Jigoku Shoujo Futakomori;
- Shiki.








Bom, pessoas, no mais seria isso, espero que tenham gostado da nossa matéria, hoje trazendo um pouco de cultura e curiosidades aqui pra vocês. Quem estiver lendo estas informações neste exato momento, já peço encarecidamente: Não deixem de colocar seus comentários e compartilhar esta matéria nas rede sociais, com seus amigos, pois isto vai ajudar bastante o nosso trabalho, e futuramente, poderemos colocar mais histórias e outras informações sobre as demais culturas e demais estilos...

E lembrando o pessoal que é neste sábado a 9ª Edição da Zombie Walk de Porto Alegre. Então se vocês QUEREM E MUITO participar da caminhada mas ainda não confirmaram a sua presença no evento, corre que ainda dá tempo, principalmente p;/ tirar as suas dúvidas. O link para o evento estarei deixando no folder ao final da matéria.

E era isto! Uma boa noite à todos, e nos vemos na Zombie Walk!!

Confirme sua presença na Zombie Walk


Fontes:
*http://mundoestranho.abril.com.br
*http://museudameianoite.blogspot.com.br
*http://geekcafe.blog.br
*http://www.arkade.com.br
*http://www.assombrado.com.br

1 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, mas poderia ser creditado o autor...Nos vemos na Zombie Walk!

    ResponderExcluir